domingo, 31 de março de 2019

As guardiãs da Floresta.




Odisha

Mulheres são fortalezas, muito mais fortes e poderosas do que você algum dia imaginou. Um grupo de 75 voluntárias tem passado todos os dias dos últimos 20 anos patrulhando uma floresta de 75 hectares na Índia, com o objetivo de protegê-la contra lenhadores e contrabandistas de madeira. Tudo começou em 1999, quando um forte ciclone devastou a região de Odisha, próxima ao Golfo de Bengala. Milhares de pessoas morreram, perderam suas casas e todos os seus pertences, porém uma pequena aldeia próxima a esta floresta passou ilesa à tragédia e o motivo era justamente a floresta.

O mangue protegeu as pessoas do ciclone e foi então que eles perceberam que tinham uma obrigação moral de cuidar desta floresta. A tarefa de vigiar, portanto, ficou para as mulheres. Charulata Biswal – de 52 anos, é uma destas mulheres e todos os dias se lembra o motivo que a fez estar ali: “Percebemos que foi por causa da floresta sobrevivente que ainda estávamos vivos. Por isso nos comprometemos a proteger a floresta em troca e restaurar a biodiversidade”.

Fortes e determinadas a proteger este patrimônio natural, elas garantem que seus assobios e olhares severos, fazem os lenhadores irem embora sem questionar, afinal, eles também sabem que estão errados. No fundo eles sabem. “Nós nos espalhamos pelas florestas e sopramos assobios.Qualquer um com a intenção de prejudicar a biodiversidade local foge ao ouvir nosso assobio e bater nossas varas nos troncos das árvores“.

Por
Gabriela Glette

Adidas - 11 milhões de tênis com plásticos retirados dos oceanos.

Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de resíduos plásticos na água supere a de peixes. Lutando contra este terrível cenário, a Adidas se comprometeu a produzir 11 milhões de tênis com plásticos retirados dos oceanos.


Porém, além de calçados, a Adidas também está em parceria com estilistas como Stella McCartney para criar roupas esportivas sustentáveis. Os esforços, entretanto, não estão concentrados apenas no produto final, já que a empresa também se preocupa com a fase de produção, utilizando materiais sustentáveis e empenhados em reduzir as emissões de CO2 e a prevenção de resíduos.


Por 
Gabriela Glette

sexta-feira, 22 de março de 2019

As águas do Velho Chico já estão imprópria para uso da população.


Resíduos de Brumadinho já matam os peixes do rio São Francisco

Dados da Fundação S.O.S. Mata Atlântica mostram que alguns trechos do Velho Chico já estão com água imprópria para uso da população.
Concentração de ferro, manganês, cromo e cobre estão acima dos limites permitidos por lei.
"Depois de percorrer 120 quilômetros no Alto São Francisco com pescadores locais, observamos muitos trechos com perda de fauna aquática. As aves também desapareceram do entorno", lamenta a pesquisadora Malu Ribeiro, assessora da S.O.S. Mata Atlântica especialista em água.


quarta-feira, 20 de março de 2019

A cultura do povo Kalunga e as cachoeiras de Teresina de Goiás - Chapada dos Veadeiros


Não deixe que a pouca idade de Teresina de Goiás te engane: apesar de ter menos de 50 anos, a cidade esbanja história e cultura. O município mais novo da Chapada dos Veadeiros possui a riqueza cultural das comunidades Kalunga, belezas naturais de encher os olhos e 17 cachoeiras à disposição dos turistas. E para aqueles que sempre estão em busca de novidades, saibam que existe um novo horizonte pronto para ser explorado do outro lado da Chapada dos Veadeiros.


Teresina é considerada a capital do Caju, e esconde tesouros naturais de tirar o fôlego; com cachoeiras e rios cristalinos bem próximos um aos outros, ainda há locais escondidos pela serra e desconhecidos pelos visitantes da Chapada.
Quer saber um pouquinho mais? Confira:


A maior comunidade de remanescentes quilombos do Brasil vive por lá. É interessante ressaltar que essa é uma comunidade que construiu a sua cultura ao longo de quase 300 anos de isolamento (que foi uma maneira do povo Kalunga de encontrar a liberdade). Até 1982 não havia um levantamento sobre sua sociedade – que só teve seu valor reconhecido pela antropóloga Mari Baiocchi.


A cachoeira mais famosa e visitada é a do Poço Encantado. Com uma belíssima queda d’água cristalina, ela é cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada. O Poço Encantado tem aproximadamente 38 metros de altura, e o poço da cachoeira tem 50 metros de diâmetro – formando uma deliciosa piscina natural.




Principais eventos: Folia de Santos Reis (janeiro); Festa de São Lázaro (fevereiro); Reza de São José (março); Folia do Divino Pai Eterno (junho); Festa de São João Batista (junho); Romaria de Nossa Senhora da Abadia (agosto); Folia de Santa Teresinha (setembro); Festa Nossa Senhora do Livramento (outubro); Festa do Caju (novembro); Festa de Santa Luzia (dezembro).



CAT Teresina de Goiás: (62) 3467-1140

Site da Prefeitura: Teresina de Goiás

Fonte http://www.curtamais.com.br

terça-feira, 19 de março de 2019

A arte do compositor e violonista Garoto





Garoto nasceu em 1915 na cidade de São Paulo. Morreu de infarto em 1955, na rua Constante Ramos n. 30 apt. 1002, em Copacabana, prestes a completar 40 anos de idade. Apesar de ter tido pouco tempo de vida, é dono de uma biografia espetacular. Foi músico virtuoso e compositor da melhor qualidade. Iniciou sua carreira profissional com cerca de 11 anos de idade. Começou a tocar banjo muito jovem, ficando conhecido como “Moleque do Banjo”. Em pouco tempo, já dominava diversos instrumentos de cordas: violão, cavaquinho, bandolim, guitarra havaiana, guitarra portuguesa, guitarra elétrica e violão tenor. Aliás, foi ele quem introduziu o violão tenor no Brasil. Com apenas 15 anos, em 1930, estreou em disco solo ao lado do violonista Serelepe, interpretando duas músicas próprias, porém, ainda assinando com o nome de Aníbal Cruz. Pouco tempo depois, trocou seu nome artístico para Garoto. Participou de diversos programas de rádio, principalmente na lendária Rádio Nacional do Rio de Janeiro, apresentando-se em inesquecíveis programas, como o Um Milhão de Melodias e o Canção Romântica. Também esteve à frente de programas autorais, como Garoto e seu Violão e o Senhor Violão, só para citar alguns. O músico acompanhou artistas importantes da sua época, entre eles Sílvio Caldas e Carlos Gardel, chegando a trabalhar por oito meses ao lado de Carmen Miranda nos Estados Unidos. 

Juntamente com Chiquinho no acordeom e Fafá Lemos no violino, Garoto formou o famoso Trio Surdina. Trabalhou intensamente tocando em bailes e shows da cidade. Como compositor, fez a trilha sonora para o filme Marujo por acaso e mais duas músicas para o filme Chico Viola não morreu. Na incipiente TV do início dos anos de 1950, Garotoapareceu duas vezes na Tupi de São Paulo. A primeira, como convidado de José Vasconcelos e a outra, quando ele e o maestro e arranjador Radamés Gnattali executaram a versão reduzida do “Concertino n. 2 para violão e piano”4.

Apesar de ter sido um instrumentista virtuoso, um gênio das cordas, Garoto não deixou muita coisa gravada. Por este motivo, não se sabe muito dele como músico. Felizmente, transcreveu todas as suas músicas e arranjos para a partitura musical, o que acabou fazendo do artista uma espécie de “músico dos músicos”, segundo classifica o jornalista João Máximo5. Assim, seu maior legado foram suas composições. Neste quesito, ele dividiu a história do violão moderno em duas partes. E foi a partir das obras de Garoto que houve uma clara mudança nas melodias e harmonias dos compositores das gerações seguintes, engrandecendo a música brasileira. Sem dúvida, o instrumentista pode ser “ouvido” através das suas composições, das suas invenções melódicas e das suas harmonias inusitadas.

Na qualidade de arranjador, Garoto brilhou nos programas de rádio, principalmente em parceria com Radamés Gnattali. Juntos, firmaram a dupla que melhor representa a transição da música popular e da música clássica para, simplesmente, música. Sem rótulos. Os dois se tornaram grandes amigos, passavam férias e fins de semana juntos no sítio que Radamés tinha em Areal, no estado do Rio de Janeiro. Local em que Garoto acabou também construindo uma casa.

Ao contrário de muitos músicos da sua geração, Garoto foi um artista que viveu exclusivamente de música. Trabalhava intensamente para sobreviver. Mesmo assim, sua diversão preferida nos momentos de folga era tocar violão e participar de encontros informais com grandes músicos e compositores como Pixinguinha, Laurindo de Almeida, Luiz Bonfá, Sivuca e muito outros. Radamés conta:

“Ele estava sempre com o violão e dizia: ou o violão me mata ou eu mato ele... Era meio maluco. E eu tocava minha flautinha, o pior flautista do mundo, mas o melhor acompanhado. Ficávamos lá no sítio de noite, tocando choros de Pixinguinha com Alberto Ribeiro no órgão e o Garoto fazendo aquelas harmonias diferentes“6.

Uma das contribuições da obra de Garoto e, para não ser injusto, também das composições deixadas por Custódio Mesquita e Valzinho, foi a formação da incensada bossa-nova. A introdução de acordes dissonantes no violão brasileiro, por exemplo, foi uma delas. Por si só, essa já seria uma das razões para considerá-lo um dos precursores desse movimento. Aqui cabe um parêntese: a palavra “bossa” foi tirada da medicina e incorporada ao cancioneiro popular nos anos de 1930, pelo compositor Noel Rosa. E mesmo Garoto já o havia utilizado, em 1945, quando formou o conjunto “Bossa Clube”. Três anos depois da morte de Garoto, caberia ao baiano João Gilberto e à sua batida diferente apontarem novos rumos para o violão brasileiro. Ressalte-se que João adorava os encadeamentos harmônicos de instrumentista e compositor.


A obra de Garoto é moderna e genial. Em menos de 40 anos de vida, deixou um legado “monumental”, como afirma seu biógrafo Jorge Mello. Ele acrescenta que a obra de Garoto ainda não é “devidamente apreciada e que é uma pequena parte do que produziu ao longo desses anos de atividade artística”7. Não se tem notícia de que Garoto tenha realizado muitas gravações ao violão. Os registros são escassos. Muita coisa ficou perdida nos acetatos da Rádio Nacional ou não foi gravada. Mesmo assim, o músico deixou mais de 200 músicas catalogadas8. Um dos seus sucessos foi o samba-canção Duas contas, música e letra do próprio Garoto. Por muito tempo foi sua canção mais conhecida, sendo uma das poucas obras da música brasileira que não tem rimas, revelando também um letrista sofisticado. Curiosamente, seu sucesso mais popular foi um dobrado, São Paulo quatrocentão, em parceria com Chiquinho do Acordeom. Sua obra como um todo já conta com mais de 600 gravações9.

O fato é que Garoto estava muito à frente do seu tempo. Sua formação foi eclética e requintada. Ouviu muito choro, samba, jazz e música clássica. Adorava Debussy. Sua obra reflete todas estas tendências: moderna refinada e muito brasileira, não se atendo a um brasileirismo que limitaria a própria música. Garoto foi muito mais do que um precursor da bossa-nova. Isto seria reduzi-lo a um gênero em extinção. Sua influência é contagiante, afetando o violão e a música de Baden Powell, passando pela magnífica obra de Tom Jobim e chegando a todas as gerações de artistas que o sucederam. Como afirmou o compositor Guinga, “Ele será bem mais conhecido nos seus 200 anos”. A música brasileira agradece e comemora os 100 anos de Garoto. Todos os músicos têm um pouco dele no coração.

A história da parceria na música Gente Humilde poderia ter sido outra: Vinicius de Moraes, exultante, ao telefone, anunciaria: “agora Garoto é meu parceirinho”. Tom Jobim teria morrido de ciúmes.




4Site www.violaobrasileiro.com

domingo, 17 de março de 2019

Arte - 50 documentários sobre História da Arte gratuitos e online!



Confira a seleção de 50 documentários gratuitos sobre arte, que abordam a vida e a obra de grandes pintores como Michelangelo, Da Vinci, Picasso e Frida, além de alguns períodos que marcaram a História da Arte, como o impressionismo e o renascimento. A maioria dos vídeos tem legendas em português. O NotaTerapia separou as escolhas feitas pelo site Canal do Ensino, mas com pesquisa elaborada pelo blog Alma de Fotógrafo:
Documentários sobre arte

1- Bosch

Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch (‘s-Hertogenbosch, c. 1450 — 9 de Agosto de 1516), foi um pintor e gravador Holandês dos séculos XV e XVI. Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo ao uso de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.

2- Blake

Um dos maiores exemplos do Romantismo, William Blake foi um artista multifacetado. Nos chamados “livros iluminados”, Blake combinou pintura, gravura e poesia, e seus versos estão hoje entre os mais famosos da língua inglesa.

3- Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.
Passou a envolver-se em brigas, fazer ameaças e insultos em comércios, quebrando pratos em restaurantes e ferindo seus adversários com faca ou espada.

4- Constable

John Constable usou durante toda a vida sua terra natal, Suffolk, como inspiração para suas paisagens. The Hay Wain (A Carroça de Feno), é provavelmente uma das obras mais famosas já criadas por um artista inglês.

5- Courbet

Courbet foi o primeiro artista a pregar que a arte deveria versar sobre o momento, e para tanto usou como modelos pessoas comuns, eliminando qualquer espécie de requinte ou exagero romântico de suas telas.

6- Delacroix

Considerado o maior pintor do romantismo francês, Eugène Delacroix introduziu o romantismo na pintura, equilibrando-se entre a lealdade ao mundo clássico e a urgência em exprimir seus sentimentos e produzindo obras absolutamente originais.

7- Degas

Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos e súbteis cenários. É ainda reconhecido pelos seus célebres pastéis e como um dos fundadores do impressionismo.

8- Escher

Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 – Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de óptica.

9- El Greco (em espanhol)

Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, (“O Grego”; Heraclião ou Fodele, 5 de outubro de 1541 — Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Documentário em espanhol dividido em 6 capítulos.

10- Friedrich

Caspar David Friedrich é conhecido como o maior pintor romântico de paisagens. Ao adicionar elementos de profundo teor simbolista às suas obras, Friedrich rompeu com a tradição acadêmica que prezava, acima de tudo, a representação fiel do que era visto.

11- Frida (em espanhol)

Fragmentos de um documentário sobre a vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, e sua tortuosa relação com o muralista Diego Rivera.

12- Gauguin

O audacioso uso que Gauguin fazia de cores puras e intensas deu às suas telas uma expressividade intensamente pessoal, mas seu trabalho não encontrou receptividade na época. Hoje, entretanto, suas obras estão entre as mais procuradas por colecionadores de arte de todo o mundo.

13- Goya

As imagens sombrias presentes nas pinturas e gravuras de Goya não têm precedentes na história da arte ocidental. Inspirado pelos horrores da guerra e da Inquisição, produziu obras-primas atemporais que lhe garantiram o lugar entre os maiores artistas românticos.

14- Hogarth

William Hogarth foi o primeiro grande pintor originário da Inglaterra, e sua obra retrata com inteligência e técnica brilhante a sociedade inglesa da época. Excelente retratista, também ficou conhecido por suas pinturas históricas.

15- Kandisky

Wassily Kandinsky (Moscou, 16 de dezembro de 1866 (4 de dezembro no calendário juliano, então em vigor na Rússia) — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.

16- Klimt

Gustav Klimt foi um improvável rebelde no mundo da arte. Seus retratos intensamente sensuais das mulheres vienenses ainda hoje impressionam o apreciador moderno de arte, e sua incomparável técnica decorativa demonstra a disposição de Klimt em buscar inspiração além das fronteiras européias.

17- Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci7(Anchiano, 15 de abril de 1452[1] — Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

18- Documentários Online

Neste site você encontra diversas seleções para assistir documentários online de forma gratuita. Confira!

19- Manet

Edouard Manet foi um dos mentores do Impressionismo, tomando uma posição firme contra as restrições e convenções dos salões franceses. Uma das grandes obras de Manet é o famoso Bar aux Folies-Bergère. Apesar da aceitação que seu trabalho recebeu no fim de sua vida, morreu ressentido.

20- Michelangelo

Enquanto o restaurador de obras de arte italiano Antonio Forcellino está limpando séculos de sujeira da estátua de Moisés, de Michelangelo, em uma igreja em Roma, ele desvenda um segredo há muito tempo escondido sobre a vida do grande mestre da Renascença.

21- Miró (espanhol)

Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão.

22- Monet

Foi o quadro Impression: soleil levant (Impressão: nascer do sol) de Claude Monet que deu nome ao Impressionismo. Famoso por perceber as mais sutis nuances de cor e luz nas paisagens, Monet produziu obras-primas como as séries Les meules (Montes de feno) e Les nymphéas (As ninféias).

23- Munch

Durante toda a vida, Edvard Munch sofreu as conseqüências de uma infância rodeada de loucura e morte. Chegando à meia-idade, ele mesmo desmoronou completamente, mas nessa época sua obra já havia lhe conquistado fama em toda a Europa.

24- Paul Cézanne

Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — Aix-en-Provence, 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX.

25- Paul Klee

O programa entra na intimidade do artista plástico Paul Klee por meio das páginas de seu diário para entender sua relação com a arte. Através de suas histórias de vida na Alemanha nazista, da vida familiar, da influência de grandes artistas como Kandinski e movimentos como o expressionismo e o cubismo, conhecemos um pouco mais o pintor e entendemos como suas idéias, sua curiosidade e seus métodos o levaram a se tornar um dos maiores pintores do século XX.

26- Picasso (espanhol)

Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo – ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar.

27- Pissarro

Pissarro exerceu uma considerável influência no início de carreira de Cézanne e Gauguin, e uma de suas obras-primas é Le Boulevard Montmartre, effet de nuit hoje exposto na National Gallery, em Londres da famosa série de quatorze quadros retratando a vista de seu quarto no Hotel de Russie.

28- Rafaello

Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

29- Rembrandt

Há quem diga que a habilidade de Rembrandt como retratista nunca foi superada, e talvez sua famosa série de auto-retratos seja a melhor demonstração de sua genialidade. Sua produção foi prodigiosa, e dominou com maestria todos os gêneros de pintura, incluindo retratos, paisagens e imagens religiosas.

30- Rembrandt, série Gênios da Pintura

31- Renoir

Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um pintor francês impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana.

32- Rossetti

A obra profundamente simbólica de Rossetti, de uma beleza ao mesmo tempo pueril e erótica, é considerada um dos maiores feitos artísticos do século XIX por sua originalidade e pela influência exercida nos simbolistas.

33- Rousseau

Henri Rousseau trouxe vitalidade, charme e, principalmente, inocência à arte. Suas imagens em cores vivas de florestas e animais selvagens imaginários são quase infantis em sua execução, mas estão entre as mais fascinantes já produzidas, apesar de suas imperfeições técnicas.

34- Salvador Dali (espanhol)

Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 — Figueres, 23 de janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica.

35- Salvador Dali, biografia (espanhol)

36- Seurat

George Pierre Seurat foi o inventor da técnica conhecida como pontilhismo, em que uma figura é formada por pequenos pontos de cores básicas que se fundem à distância, e completou apenas sete telas usando essa técnica extremamente complexa, entre elas a magnífica Une baignade, Asnières (Cena de banho em Asnières). Apesar de morrer jovem, Seurat definitivamente teve uma vida cheia de realizações e seu legado para a arte é inestimável.

37- Turner

J. M. W.Turner chegou ao final da vida como o artista mais conhecido da Inglaterra. Demonstrando uma clara preferência pela pintura de paisagens, seu uso de luz e cor é incomparável.

38- Toulouse-Iautrec

Henri de Toulouse-Lautrec foi uma figura trágica na história da arte. A vida boêmia que levou nos bordéis e casas noturnas de Paris forneceu a inspiração para suas melhores obras, e suas ousadas pinturas do famoso Moulin Rouge refletem efetivamente toda a energia da vida noturna da época.

39- Van Gogh

40- Van Gogh, série grandes artistas

41- Van Dyck

42- Vermeer

43- Vermeer, série grandes artistas

44- Velasquez

45. A Arte fez o mundo, O dia que as imagens nasceram

46. A Arte fez o mundo, A arte da persuasão

47. A Arte fez o mundo, Era uma vez

48. Grandes pintores norte americanos

49. Os impressionistas

50. Pinturas do Alto Renascimento

Fonte: http://historiahoje.com/50-documentarios-sobre-historia-da-arte-gratuitos-e-online/

quinta-feira, 14 de março de 2019

Milhares de galinhas se juntam para matar raposa invasora!


Galinhas de uma fazenda-escola no noroeste da França são suspeitas de terem se juntado para matar uma raposa jovem que entrou no local.
O incidente inusitado ocorreu na região francesa da Bretanha. A raposa entrou num galpão onde viviam cerca de 3 mil galinhas, através de uma portinhola automática, que se fechou logo depois de sua passagem.
"As galinhas agiram levadas por um instinto de manada, e atacaram a raposa com bicadas", diz Pascal Daniel, diretor da escola agrícola Gros-Chêne.
O corpo da pequena raposa foi encontrado no dia seguinte, num canto do galpão.
De acordo com o diretor da fazenda-escola onde ocorreu o incidente, galinhas podem facilmente atacar invasores mais fracos
"Tinha marcas de bicos por toda parte, do pescoço para baixo", disse Daniel à agência francesa de notícias AFP.
A fazenda abriga cerca de seis mil galinhas criadas soltas. Elas ocupam um espaço de pouco mais de dois hectares de terra.
O galpão onde elas vivem permanece aberto no período diurno, e a maioria das galinhas passa o dia do lado de fora, segundo a AFP.

Bar Brahma, Ray Titto e Os Calabares



Alegre e repleto de gente reunia em torno do gelado e cremoso chopp Brahma, o Bar Brahma Brasília nasceu monumental. O nome mudou, mas a ideia continua: seguimos simplesmente monumentais. Nos petiscos e sanduíches que dão água na boca. No almoço executivo, cardápio variado e no espetacular buffet de feijoada, sempre lembrando a máxima do eterno Jorge Ferreira: gastronomia simples, mas de qualidade.
E quando a noite acontece, o burburinho mistura os verbos embalados por música da melhor qualidade, que dão ritmo a boemia brasiliense e levam do Samba ao Jazz, do Rock ao Forró, do Baião ao MPB para o palco da Varanda Mais Musical da Asa Sul.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Arte, festivais de cinema no Brasil - 2019



Fevereiro

Cine Paraíso - Festival de Cinema de Juripiranga
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas)
Juripiranga/PB
www.festivalcineparaiso.com

Festival Brasileiro de Nanometragem
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes até 45 segundos)
Atibaia/SP
www.festivaldenanometragem.com.br

Mostra de Cinema: Cultura, Arte e Poder
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Participação mediante convite da
organização)
Belo Horizonte/MG
www.mostramumia.blogspot.com

Março
Cineminha na Biblioteca - Festival de Cinema Infantil
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Salvador/BA
www.cineminhanabiblioteca.wordpress.com

Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente
(Ficção, Documentário)
Belo Horizonte/MG
www.curtacircuito.com.br

Festival Cine Favela
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Salvador/BA
www.festivalcinefavela.com.br

Festival Internacional Brasil Stop Motion
(Animação - Competitivo para curtas e longas em stop motion)
Recife/PE
www.brasilstopmotion.com.br

Flõ – Festival do Livre Olhar
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes independentes experimentais)
Porto Alegre/RS
www.livreolhar.wixsite.com/meuflo

Iguacine - Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para longas; longas participam
mediante convite da organização)
Nova Iguaçu/RJ
www.escolalivredecinemani.com.br/iguacine

ManduCA - Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira
(Ficção, Documentário, Animação)
Cachoeira/BA
www.petcinemaufrb.com/2018/01/manduca-i-mostra-de-cinema.html

MORCE-GO Vermelho - Goiás Horror Film Festival
(Ficção - Competitivo para filmes de terror)
Goiânia/GO
www.morcegovermelhofestival.com.br

Mostra de Cinema Feminista
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva, , filmes dirigidos ou
co-dirigidos por mulheres)
Belo Horizonte/MG
www.coletivamalva.com/mostradecinemafeminista

Mostra Itinerante de Cinema Negro - Mahomed Bamba
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Salvador/BA
www.facebook.com/MostraDeCinemaMahomedBamba

Mostra SESC de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Diversas cidades do Brasil
www.sesc.com.br/portal/site/mostradecinema#

Abril
É Tudo Verdade - Festival Internacional
de Documentários
(Documentário)
São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ
www.etudoverdade.com.br

Egbé - Mostra de Cinema Negro de Sergipe
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Aracaju/SE
www.egbecinemanegro.wixsite.com/egbe

Rock Horror in Rio Film Festival
(Ficção, Experimental, Animação)
Niterói/RS, São Paulo/SP
www.rockhorrorinriofilmfestival.com

VerOuvindo: Festival de filmes com
acessibilidade comunicacional
(Competitivo para audiodescrição de curtas-metragens)
Recife/PE
www.verouvindo.com

Maio
Cultura Inglesa Festival
(Ficção, Animação - Exibição de curtas selecionados dentro da programação)
São Paulo/SP
www.cultural.culturainglesasp.com.br/atividades_fixas/cif

Curta-SE - Festival Iberoamericano de
Cinema de Sergipe
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Aracaju/SE
www.casacurtase.org.br

Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema
Fantástico de Porto Alegre
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Porto Alegre/RS
www.fantaspoa.com

Festival de Cinema de Carpina
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Carpina/PE
www.facebook.com/FestivaldeCinemadeCarpina

Festival Independente Nacional de Cinema,
TV e Online de Jaraguá do Sul
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Jaraguá do Sul/SC
www.festdecinemajaraguadosul.com.br

Festival Mimoso de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Luís Eduardo Magalhães/BA
www.festivalmimoso.com.br

Festival Take Único
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Ubá/MG
www.fagoc.br/download/a/regulamento-take-nico

FilmWorks Film Festival
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes produzidos pelos alunos da
Academia Internacional de Cinema)
São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ
www.aicinema.com.br/filmworks-film-festival-2018

Loco de Ouro
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Bauru/SP
www.locomotivajr.wixsite.com/locodeouro
MAR - Mulheres Ativismo Realização
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes dirigidos por mulheres)
Cachoeira/BA
www.marderealizadoras.com

Mostra Audiovisual de Dourados
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas)
Dourados/MS
www.madufgd.com

Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitiva para filmes com temática
relativa aos direitos humanos)
Capitais do Brasil
www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

Mostra Itinerante de Cinema Ambiental
Ficção, Documentário, Experimental, Animação
Osasco/SP, Simões Filho/BA
www.mica.eco.br

Mostra Outros Cinemas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva para curtas com
duração de até 23 minutos)
Fortaleza/CE
www.facebook.com/mostra.outroscinemas

Parada de Cinema - Mostra de Cinema
Brasileiro Contemporâneo
(Curtas, médias e longas)
Teresina/PI
www.paradadecinema.org

Prêmio ABC de Cinematografia
(Ficção, Documentário - Competitivo para profissionais de direção de fotografia, arte,
som e montagem de curtas e longas)
São Paulo/SP
www.abcine.org.br/premio-abc

SEIS - Semana de Imagem e Som
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas)
São Carlos/SP
www.seis.ufscar.br

Junho
Cine.Ema
(Ficção, Documentário, Animação - Competitivo para curtas com temática ambiental)
Burarama - Cachoeiro de Itapemirim/ES
www.facebook.com/ema.cine

Curta Caicó
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Caicó/RN
www.curtacaico.com.br

DIGO - Festival Internacional de Cinema da
Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Goiânia/GO
www.digofestival.com.br

FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul
(Competitivo para curtas e longas)
Florianópolis/SC
www.famdetodos.com.br

Festival de Curtas do Grande ABC
(Ficção, Documentário, Animação)
São Caetano do Sul/SP, Santo André/SP, São Bernardo/SP
www.arcoirisincena.com/copia-festival-de-curtas

Festival de Jericoacoara - Cinema Digital
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Jijoca de Jericoacoara/CE
www.jeridigital.com.br

Festival Goiamum Audiovisual
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas com o tema
“acessibilidade”)
Natal/RN
www.facebook.com/goiamum

Festival Internacional de Cinema e Vídeo
Ambiental – FICA
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas, médias e longas com temática
ambiental)
Goiás/GO
www.fica.go.gov.br

International Uranium Film Festival - Festival de
Cinema da Era Atômica/Energia Nuclear
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Rio de Janeiro/RJ
www.uraniumfilmfestival.org

Lanterna Mágica
Festival Internacional de Animação
(Animação - Competitivo para curtas e longas)
Goiânia/GO
www.lanternamagicafestival.com

MoDive-SE
Mostra da Diversidade Sexual de Campinas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes com temática LGBT)
Campinas/SP
www.modive.se

Julho
Anima Mundi – Festival Internacional de
Animação do Brasil
(Animação)
Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP
www.animamundi.com.br

Curta Coremas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas paraibanos;
longas e curtas de outros estados mediante convite da organização)
Coremas/PB
www.curtacoremas.com.br

Festival de Cinema de Caratinga
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Caratinga/MG
www.festivalcinemacara.wixsite.com/festcinecaratinga

Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitivo para filmes latino-
americanos convidados)
São Paulo/SP
www.festlatinosp.com.br

Festival Nacional de Cinema Universitário
Tainha Dourada
(Ficção, Documentário, Animação - Competitivo para curtas universitários)
Itajaí/SC
www.facebook.com/tainhadourada

Festival Internacional de Mulheres no Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
São Paulo/SP
www.fimcine.com.br

FRAPA
Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para roteiros de longas e
séries e para filmes de curta-metragem)
Porto Alegre/RS
www.frapa.art.br

MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitiva apenas para votação do
Júri Popular)
Cambuquira/MG
www.mostramosca.com.br

Mostra Cineteatro
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva para curtas)
São Paulo/SP
www.centrodepesquisadamascara.com/evento/1-mostra-cineteatro

Mostra Curta Retiro
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Rio de Janeiro/RJ
www.facebook.com/curtaretiro

Mostra de Cinema do Festival de Inverno
de Garanhuns
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva para longas)
Garanhuns/PE
www.cultura.pe.gov.br/pagina/audiovisual/acoes/mostra-de-cinema-do-fig

Mostra Produção Independente
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Vitória/ES
www.abdcapixaba.com.br

Recria Cine
Mostra de Cinema para Crianças e Adolescentes
(Ficção, Documentário, Animação - Curtas para crianças e adolescentes)
Ervália/MG
www.facebook.com/RecriaCine

Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo curtas com temática de
diversidade sexual)
Rio de Janeiro/RJ
www.riofgc.com

Super Off - Oficinas, Filmes e Festival
Internacional de Cinema Super 8 de São Paulo
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes em Super 8)
São Paulo/SP
www.superoff.org

Agosto
Anim!Arte
Festival Brasileiro Estudantil de Animação
(Animação - Competitivo para curtas estudantis)
Brasília/DF, São Luís/MA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ
www.vouanimarte.com.br

Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Fortaleza/CE
www.cineceara.com

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil,
África e Caribe
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitivo para filmes de realizadores
negros de qualquer duração)
Rio de Janeiro/RJ
www.afrocariocadecinema.org.br

FECSTA - Festival de Cinema de Santa Teresa
(Ficção, Documentário, Animação)
Santa Teresa/ES
www.facebook.com/fecstasantateresa

FEST CLIP - Festival Nacional de Videoclipe
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para videoclipes)
Santa Gertrudes/SP
www.ateliepevermelho.blogspot.com

FESTCURTASBH
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Belo Horizonte/MG

Festival comKids - Prix Jeunesse Iberoamericano
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para obras audiovisuais
para o público infanto-juvenil, conteúdos digitais e interativos)
São Paulo/SP
www.comkids.com.br

Festival de Cinema de Cascavel
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Cascavel/PR
www.cascavel.pr.gov.br/servicos/festivaldecinema

Festival de Cinema de Gramado
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Gramado/RS
www.festivaldegramado.net

Festival de Cinema de Triunfo
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - curtas e longas)
Triunfo/PE
www.festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com

Festival Internacional de Curtas-Metragens de
São Paulo - Curta Kinoforum
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
São Paulo/SP
www.kinoforum.org

Festival Internacional POE de Cinema Fantástico
(Ficção - Curtas com os temas horror, suspense, policial, ação, drama intenso ou fantasia)
São José dos Campos/SP
www.facebook.com/festivalpoe

Festival O Cubo de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas e longas)
Rio de Janeiro/RJ
www.canalocubo.com/festival

Festival Taguatinga de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Taguatinga/DF
www.festivaltaguatinga.com.br

Festival Visões Periféricas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Rio de Janeiro/RJ
www.visoesperifericas.org.br

Maranhão na Tela
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
São Luís/MA
www.maranhaonatela.com.br

MARÉ - Mostra Ambiental do Recife
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas, médias e longas com temática ambiental)
Recife/PE
www.mare.rec.br

MFL - Mostra do Filme Livre
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes de todas as durações)
Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, São Paulo/SP
www.mostradofilmelivre.com

Mostra Elas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Salvador/BA
www.mostraelas.com

Mostra Cine BH
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva)
Belo Horizonte/MG
www.cinebh.com.br

Mostra Interestadual do Cinema Paraibano
PB/RJ/BA
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
João Pessoa/PB
www.petcinemaufrb.com/2017/08/x-mostra-interestadual-do-cinema.html

Mostra Mundo Árabe de Cinema
(Ficção, Documentário, Animação)
São Paulo/SP
www.mundoarabe2018.icarabe.org

Mostra Rainbow de Cinema e Vídeo GLBT de
Juiz de Fora
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes com temática GLBT)
Juiz de Fora/MG
www.facebook.com/rainbowfest2017

Pirenópolis.doc
Festival de Documentário Brasileiro
(Documentário)
Pirenópolis/GO
www.pirenopolisdoc.com.br

Setembro
3 Margens - Festival Latino Americano de Cinema
(Competitivo para curtas)
Foz do Iguaçu/PR
www.facebook.com/3margensfestival

Cachoeira.doc
(Documentário)
Cachoeira/BA
www.cachoeiradoc.com.br

Cine Tamoio Festival
(Ficção, Documentário, Animação)
São Gonçalo/RJ
www.facebook.com/cinetamoio

Cinefoot
Festival Internacional de Cinema de Futebol
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Niterói/RJ
www.cinefoot.org


Festival Brasileiro de Cinema Universitário - FBCU
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes universitários de
qualquer duração)
Niterói/RJ
www.facebook.com/festival.brasileiro.cinema.universitario

Festival Cine Inclusão
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
São Paulo/SP
www.cineinclusao.com.br

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para longas e curtas)
Brasília/DF
www.festivaldebrasilia.com.br
Festival Diálogo de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes de todas as
durações)
Porto Alegre/RS
www.facebook.com/DialogoDeCinema

Festival do Instituto de Artes da UNICAMP - FEIA
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Campinas/SP
www.iar.unicamp.br/feia

Festival Internacional de Cinema Experimental
Dobra
(Experimental)
Rio de Janeiro/RJ
www.festivaldobra.com.br

Festival Musimagem
(Ficção, Documentário, Animação)
Belo Horizonte/MG
www.festival.musimagembrasil.com

Indie
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitivo para longas)
São Paulo/SP
www.indiefestival.com.br

MacacuCine
Festival de Cinema de Cachoeiras de Macacu
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo e não competitivo para curtas
e longas)
Cachoeiras de Macacu/RJ
www.macacucine.com.br

Outubro
ANIMAGE
Festival Internacional de Animação de Pernambuco
(Competitivo para curtas de animação, não competitivo para longas de animação)
Recife/PE
www.animagefestival.com

BAF - Brasília Animation Festival
(Animação)
Brasília/DF
www.facebook.com/BrasiliaAnimationFestival

Cine Curtas Lapa Festival
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Rio de Janeiro/RJ
www.cinecurtaslapa.webs.com

Cine Horror
(Ficção, Documentário, Experimental)
Salvador/BA
www.cinehorror.com.br

Cinecipó
Festival Internacional de Cinema Insurgente
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas com temática
ambiental e não competitivo para longas em mostras especiais)
Belo Horizonte/MG e Serra do Cipó/MG
www.cinecipo.com.br

CineEsporte Festival
(Ficção, Documentário, Animação - Competitivo para filmes de qualquer duração)
Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP
www.cineesporte.com

CineSerra
Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha
(Ficção, Documentário)
Caxias do Sul/RS
www.festivalcineserra.com.br

Colors: cinema + diversidade
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas com
temática da diversidade)
Curitiba/PR
www.facebook.com/colorscd/

Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas captados em
super 8)
Curitiba/PR
www.curta8.com.br

Festival Brasil de Cinema Internacional
(Ficção, Documentário, Animação - Competitivo para filmes de todas as durações)
Rio de Janeiro/RJ
www.brasilfestival.com.br

Festival Curta Cinema
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Rio de Janeiro/RJ
www.urtacinema.com.br

Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros -
Festissauro
(Competitivo para curtas)
Campina Grande/PB
www.festissauro.com

Festival de Cinema Curta Cabo Frio
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Cabo Frio/RJ
www.facebook.com/FestivalCurtaCaboFrio

Festival de Cinema de Mogi Mirim
(Ficção, Documentário, Animação)
Mogi Mirim/SP
www.facebook.com/FestivaldeCinemadeMogiMirim

Festival de Cinema Proibido
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas com
temáticas “proibidas” pela sociedade)
Trancoso/BA
www.festivaldecinemaproibido.com

Festival do Rio
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Rio de Janeiro/RJ
www.festivaldorio.com.br

Festival Imperial de Cinema de Petrópolis
(Ficção, Documentário, Animação)
Petrópolis/RJ
www.festivaldepetropolis.com

Festival Internacional de Cinema Estudantil - CinEst
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - competitivo para curtas realizados por
alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio)
Santa Maria/RS
www.cinest.org

Festival Internacional do Documentário Estudantil
FIDÉ Brasil
(Documentário)
Curitiba/PR
www.fidebrasil.lesimpatientes.org

Festival Internacional Pequeno Cineasta
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas feitos por crianças
e jovens entre 8 e 17 anos)
Rio de Janeiro/RJ
www.pequenocineasta.com.br/festival

Festival Kinoarte de Cinema - Edição Londrina
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas, longas participam
mediante convite da organização)
Londrina/PR
www.kinoarte.org

Festival Latino Americano de Cinema Ambiental
FESTCINEAMAZÔNIA
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Porto Velho/RO
www.cineamazonia.com.br

Festival Primeiro Filme
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas)
Porto Alegre/RS
www.primeirofilme.com.br

FRICINE
Festival Internacional de Cinema Socioambiental
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes de qualquer
duração com tema socioambiental)
Nova Friburgo/RJ
www.fricine.com.br

GO Film - Goiânia Film Festival
(Produção de filmes a partir de um tema para exibição no festival)
Goiânia/GO
www.gofilmfestival.com.br

Goiânia Mostra Curtas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Goiânia/GO
www.goianiamostracurtas.com.br

Lobo Fest
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas de até 3 minutos)
Brasília/DF
www.lobofest.com.br

Lumiar: Festival Interamericano de Cinema
Universitário
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas realizados em
âmbito universitário)
Belo Horizonte/MG
www.lumiarfestival.wordpress.com

Mostra Audiovisual Universitário América Latina
MAUAL
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitiva para curtas e longas)
Cuiabá/MT
www.mostrauniversitariaufmt.com

Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Brasília/DF
www.cineastasnegras.wixsite.com/mostraadeliasampaio

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes com temática
infantil)
Florianópolis/SC
www.mostradecinemainfantil.com.br

Mostra de Cinema Negro de Pelotas
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Pelotas/RS
www.facebook.com/mostradecinemanegrodepelotas

Mostra Ela na Tela
(Ficção, Documentário, Animação - filmes dirigidos e protagonizados por mulheres)
Porto Alegre/RS
www.facebook.com/elanatela

Mostra Internacional de Cinema
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitiva para longas)
São Paulo/SP
www.mostra.org

Mostra Play the Movie
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas e longas de temática musical)
Recife/PE, Belo Jardim/PE
www.coquetelmolotov.com.br/novo

NOIA - Festival do Audiovisual Universitário
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas universitários)
Fortaleza/CE
www.festivalnoia.com.br

Primeira Janela
Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas com
temática infantojuvenil)
Porto Alegre/RS
www.primeirajanela.com

REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes de todas as
durações que utilizem em seu conteúdo no mínimo 40% de imagens e sons de acervos
públicos e/ou privados)
Rio de Janeiro/RJ
www.facebook.com/Festival.Cinema

Rio Mountain Festival
Mostra Internacional de Filmes de Montanha
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Rio de Janeiro/RJ
www.riomountainfestival.com.br

Sercine - Festival Sergipe de Audiovisual
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas e longas)
Aracaju-SE
www.facebook.com/FestivalSercine

Novembro
Circuito Penedo de Cinema
(Filmes de curta-metragem)
Penedo/RJ
www.circuitopenedo.iecps.com.br

Comunicurtas
(Filmes de curta-metragem)
Campina Grande/PB
www.sites.uepb.edu.br/comunicurtasuepb

Festival Internacional Colaborativo do Audiovisual
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo)
Rio de Janeiro/RJ
www.fica.vc

FOR RAINBOW
Festival de Cinema e Cultura da Diversidade
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para filmes com temática de diversidade sexual)
Fortaleza/CE
www.forrainbow.com.br Forumdoc.bh

Festival do Filme Documentário e
Etnográfico de Belo Horizonte
(Documentário, Experimental - Competitivo para longas, médias e curtas)
Belo Horizonte/MG
www.forumdoc.org.br

Mostra Audiovisual de Petrópolis
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Petrópolis/RJ
www.mostrapetropolis.com.br

Mostra CINEAFROBH
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Belo Horizonte/MG
www.mostracineafrobh.com

Mostra Kino Beat
(Experimental)
Brasília/DF
www.kinobeat.com

Mostra São Luiz de Filmes de
Curta-Metragem Brasileiros
(Ficção, Documentário, Animação)
Fortaleza/CE
www.facebook.com/cineteatrosaoluiz

Dezembro
Animacine
(Animação)
Gravatá/PE, Caruaru/PE e Bezerros/PE
www.animacine.com.br

Arquivo em Cartaz
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Curtas, médias e longas)
Rio de Janeiro/RJ
www.arquivoemcartaz.com.br

Bahía Independent Cinema Festival
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Salvador/BA
www.bincif.wordpress.com

Cineclube Jacareí - Corvo de Gesso
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Jacareí/SP
www.cineclubejac.blogspot.com

Curta Canoa
Festival Latino-Americano de Canoa Quebrada
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Aracati/CE
www.jalimaproducoes.com.br

FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas, médias e longas
dirigidos por mulheres)
Rio de Janeiro/RJ
www.feminafest.com.br

Festcine – Festival de Vídeo de Pernambuco
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Recife/PE
www.cultura.pe.gov.br/pagina/audiovisual/acoes/festcine

FestCine Maracanaú
Festival de Cinema Digital e Novas Mídias
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Maracanaú/CE
www.festcinemaracanau.com.br

Festival Curta Brasília
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação)
Brasília/DF
www.curtabrasilia.com.br

Festival Imagem-Movimento - FIM
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Não competitivo para curtas, médias e longas)
Macapá/AP
www.festivalfim.blogspot.com

Festival Internacional de Baía Formosa - FINC
(Competitivo para curtas)
Baía Formosa/RN
www.fincbf.com

Festival Osga de Vídeos Universitários da UNAMA
(Filmes universitários)
Belém/PA
www.osga.leiaja.com

Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Filmes realizados por indígenas ou com
temática indígena ou ambiental)
Terra Indígena Caramuru Paraguaçu/BA
www.mostraparaguacu2017.wordpress.com

MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação
(Animação - Competitiva para curtas)
Belo Horizonte/MG
www.mostramumia.blogspot.com

Petit Pavé
Festival de Cinema Independente de Curitiba
(Ficção, Documentário, Experimental, Animação - Competitivo para curtas)
Curitiba/PR
www.petitpave.com.br

TRASH – Mostra Goiana de Filmes Independentes
(Ficção, Experimental, Animação - Não Competitiva para curtas e longas de fantasia, horror
e ficção científica)
Goiânia/GO
www.mostratrash.blogspot.com

(Fonte: Associação Cultural Kinoforum)