domingo, 3 de março de 2019

A fera JERRY LEE LEWIS hospitalizado...



O cantor, compositor e pianista norte-americano Jerry Lee Lewis foi esta semana hospitalizado em Memphis, estado do Tennessee, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Tudo, porém, não passou de um susto.
De acordo com um representante do músico, espera-se que Lewis "recupere totalmente de forma a entrar em estúdio para gravar um álbum gospel, e voltar à estrada para tocar e encantar os seus fãs".

Jerry Lee Lewis, de 83 anos, é um dos pioneiros do rock'n'roll, contemporâneo de nomes como Chuck Berry ou Elvis Presley.

     Jerry Lee e sua esposa Myra Gales


Em 1957, a música “Whole Lotta Shakin 'Goin' On” o transformou num dos maiores ídolos do Rock and Roll, ele provou ao mundo que um pianista poderia tocar de frente e se concentrar nos maiores palcos do mundo. Jerry Lee arranjou boas encrencas  nos seus dias de glória, uma vez deixou um piano em chamas no palco usando uma pequena garrafa de gasolina. Sem contar o "escandaloso" casamento com sua prima de 13 anos de idade. 
Em 2004, a revista Rolling Stone colocou-o em vigésimo quarto lugar no seu ranking dos 100 melhores artistas de todos os tempos.
Ninguém de sua geração foi tão rebelde quanto o "Matador".
Entre os seus maiores sucessos estão temas como 'Great Balls of Fire', "High School Confidential", "Crazy Arms", "Breathless".
Em 1993 Lewis esteve no Brasil, onde se apresentou no programa de Jô Soares. Neste episódio, Jerry tocou uma canção no piano pertencente ao pianista do conjunto do programa. Ao final da música, Jerry em um movimento ousado de seus dedos "lascou" uma das teclas do piano, e logo atirou para cima, sob o olhar atônito do proprietário, que ficou visivelmente chateado com a situação. Neste passo, Jô Soares que percebeu o ocorrido, brincou com o seu pianista dizendo que ele não era para ficar bravo com o ocorrido, tendo em vista que quem teria "arruinado" o seu piano foi o legendário "The Killer".

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

"Brasília: Life after design" ("Brasília: vida depois do projeto")

Cine Brasília estreia documentário canadense sobre a capital federal!
Exibição em sessão única ocorre nesta quinta-feira (28); entrada é gratuita.
O Cine Brasília exibe, nesta quinta-feira (28), o documentário "Brasília: Vida depois do projeto", do diretor canadense Bart Simpson. A exibição será em uma sessão única, às 20h, e a entrada é gratuita.

O longa metragem conta a história de três personagens que tentam deixar as próprias marcas em Brasília: Sérgio, um urbanista dedicado, que defende o plano da cidade, mas sabe que precisa se adaptar. Helize, concurseira que visa o Senado Federal. E Willians, um vendedor de rua que tenta encontrar conexão com a cidade.
A estreia no Cine Brasília é, também, a primeira exibição do filme no mundo – uma homenagem à cidade que o inspirou. Após a sessão, quem estiver no local poderá conversar com o diretor e a equipe.
Programe-se
"Brasília: Life after design" ("Brasília: vida depois do projeto")
Data: 28 de fevereiro
Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
Hora: 19h (coquetel) e 20h (exibição)
De graça!




Veja o que fazer em Brasília no G1 DF.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Rock Rural do Cerrado - Ray Titto e Os Calabares



Nossas canções falam do povo da América do Sul de forma universal, o que é comum a toda alma e experiência humana. Os campos verdes, seus pastos, o caminho das águas do degelo da Cordilheira dos Andes, das canoas que descem o rio Amazonas trazendo esperança e dor de todos os povos originários, numa galeria de ícones latinos que enlaçam o conceito do show em escaldantes ritmos ou num avermelhado por do sol.

"Tambor solitário
Bandido, perdido, rebanho e pastor
Huapango, a milonga, o tango, a catira
O punhal e o facão
A viola de cocho, o charango, a guitarra
E um bandoneon
O fuzil, a pistola
E uma granada en mi corazón..."

Trecho música "Gringo!"

sábado, 23 de fevereiro de 2019

A guitarra brasileira de Luiz Bonfá



Luiz Floriano Bonfá nasceu em 17 de outubro de 1922, e com 12 anos aprendeu a tocar violão. Em 1956 tornou-se violonista da peça Orfeu da Conceição, produzida por Vinicius de Moraes. A experiência fez com que fizesse canções, junto com Antônio Maria, que foram utilizadas no filme “Orfeu do carnaval” (1959) dirigido por Marcel Camus. As músicas “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeo” de Bonfá e Maria, estiveram ao lado de músicas como “Lamento do Morro”, “Felicidade” e “Se todos fossem iguais a você” composições de Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

“Manhã de Carnaval” foi à música que lançou a trajetória internacional de Luiz Bonfá, com dezenas de gravações que incluem Frank Sinatra, Placido Domingo, Joan Baez, dentre outros. Bonfá lançou vários discos no exterior, que inclusive não foram divulgados no Brasil.
Sua composição “Almost In Love” foi à única música brasileira gravada por Elvis Presley, tendo sido titulo de uma coletânea de músicas (1970) de Presley, que haviam sido lançadas como compactos. A música faz parte da comédia “Live a Little, Love a Little” de 1968, estrelada por Elvis.

A trajetória musical de Luiz Bonfá chega à produção de 87 discos divulgados, assim como dezenas de músicas. Recentemente uma de suas músicas, “Seville” de 1967 foi copiada sem dar o crédito pelo músico australiano Gotye na música “Somebody That I Used To Know”, apesar de admitir que colocou sua letra em um melodia, não havia dado crédito. Após identificar o erro, Gotye indenizou em um milhão de dólares a família do artista, além de dar o devido crédito.
Por Esdras Gomes
Jornalista e bacharel em filosofia

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O Cangaço Como Fenômeno Revolucionário


                                 
 Le Film Qui Révéla Le Cinéma Brésilien Au Monde Entier 
Nos anos 50, O Cangaceiro tinha sido aplaudido pelo público internacional, abrindo as portas do mercado exterior para o cinema brasileiro. A partir da penetração do Cinema Novo e do intenso debate teórico atuado pelos cineastas, todavia, o filme passa a ser percebido como representação superficial e estereotipada da realidade nordestina e do Brasil. Assim, o modo em que as obras como Deus e o diabo na terra do sol superam as expectativas do público europeu, substituindo a imagem exótica do nordeste pela ideia do cangaço como fenômeno revolucionário em campo estético e político – leitura essa que se consolidaria no fim dos anos 60 -, fornece um critério objetivo para determinar o seu valor artístico: a sua eficiência estética evidencia-se pelo fato de que, evocando o horizonte de expectativas instaurado por O Cangaceiro (1953), não se limite a preenchê-lo, mas o descomponha criticamente, abrindo um novo horizonte e colaborando para a formação de novos cânones.

Paula Siega
(uma análise da recepção entre o cinema de Barreto e de Rocha)  

Breve, Os Calabares no Bar Brahma!



O tradicional Bar Brahma Brasília. tem um ambiente amplo e agradável. O chopp Brahma geladinho, a típica culinária brasileira e breve, a música de Ray Titto e Os Calabares, ao vivo tocando grandes clássicos da música folk de todas Américas com a presença do cara mais bacana do mundo, Victor Lacombe, o baterista!
SHC LS 201 BL C - loja 33-Asa Sul