sexta-feira, 2 de novembro de 2018
João Carcará Do Vale
Lá no sertão
É um bicho que avoa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará
Quando vê roça queimada
Sai voando, cantando,
Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará come inté cobra queimada
Quando chega o tempo da invernada
O sertão não tem mais roça queimada
Carcará mesmo assim num passa fome
Os burrego que nasce na baixada
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que home
Carcará
Pega, mata e come
Carcará é malvado, é valentão
É a águia de lá do meu sertão
Os burrego novinho num pode andá
Ele puxa o umbigo inté matá
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Num vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que home
Carcará
João do Vale, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Se é certo que em 1964-65, quando se realizou pela primeira vez o show Opinião, os grandes centros do país tomaram conhecimento de sua existência e lhe reconheceram os méritos de compositor, não é menos certo que pouca gente de seu conta do que ele realmente significa como expressão de nossa cultura popular. Isso se deve ao fato de queJoão do Vale não é um compositor de origem urbana e que só agora se começa a vencer o preconceito que tem cercado as manifestações populares sertanejas. É verdade que em determinados momentos, com Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, essa música conseguiu ganhar o auditório nacional, mas para, em seguida, perder o lugar conquistado. É que o Brasil é o grande e diversificado. Basta dizer que, quando João do Valese tornou um nome nacional, já tinha quase trezentas músicas gravadas, que o Nordeste inteiro conhecia e cantava, enquanto no Sul ninguém ainda ouvira falar nele. Lembro-me da primeira vez que o vi cantar em público, em 1963, no Sindicato dos Bancários, no Rio, convidado por Thereza Aragão. Dentro de um terno branco engomado, pisando sem jeito com uns sapatões de verniz, entrou em cena. Parecia encabulado, mais, quando começou a cantar, empolgou o auditório. Era como se nascesse ali o novo João do Vale que, menos de dois anos depois, na arena do Teatro Opinião, faria o público ora rir, ora chorar, com a força e a sinceridade de sua música e de sua palavra. Autenticidade é uma palavra besta mas é na autenticidade que resida a força desse João maranhense, vindo de Pedreiras para dar voz nacional ao sertão. Mas não só nisso, e não apenas no seu talento, como também em sua cultura. Há gente que pensa que culto é apenas quem leu muitos livros. No entanto, se tivesse tido, como eu a oportunidade de ouvir João cantar as músicas sertanejas que ele sabe, veria que ele é a expressão viva de uma cultura. De uma cultura que não está nos livros mas na memória e no coração dos artistas do povo.
Ferreira Gullar
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Na Rádio Oceânica FM!
Ray Titto e Os Calabares nas ondas do Rádio!
#brazilfolk #musicatipica #musicafolclorica #folcloristas #folclore #cultura #musicalatina #guitarnylon #raytitto #raytittoeoscalabares #latinmusic
#Música tejana #folclorebrasileiro #folclorelatino #ranchera #westernspaguettis #poesiaacustica #victorlacombe #renatavarella #radiooceanicafm
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
domingo, 5 de agosto de 2018
Ray Titto e Os Calabares com as Merceditas!
· Eleni Fagundes – Voz e direção musical.
Estudou piano e canto na Escola de Música de Brasília. Participou como soprano do Coral da UnB e Madrigal UnB, cantando em festivais no Brasil e no exterior (Canadá, Espanha, Alemanha, Suécia e Grécia).
Eliane Timm – Voz e percussão.
Bacharel em canto pela Universidade de Passo Fundo/RS. Foi professora de música/canto e regeu vários grupos corais no RS. Como integrante do Coral da UnB participou de festivais no Brasil e no exterior (França, Itália e Grécia).
· Ednea Fagundes – Voz e percussão.
Formada em canto-coral pelo instituto de música do DF, onde cantou durante 4 anos. Estudou violão e canto na BSB Musical, integrando o coral dessa instituição durante 13 anos onde também foi diretora da unidade Guará II.
· Eulália Augusta – Voz e violão.
Estudou violão no Conservatório Musical Maestro Julião em Presidente Prudente/SP, de 1990 a 2000, onde também cantou em vários corais da cidade. Atualmente ministra aulas de violão em Brasília.
Formada em canto-coral pelo instituto de música do DF, onde cantou durante 4 anos. Estudou violão e canto na BSB Musical, integrando o coral dessa instituição durante 13 anos onde também foi diretora da unidade Guará II.
· Eulália Augusta – Voz e violão.
Estudou violão no Conservatório Musical Maestro Julião em Presidente Prudente/SP, de 1990 a 2000, onde também cantou em vários corais da cidade. Atualmente ministra aulas de violão em Brasília.
quarta-feira, 30 de maio de 2018
Ray Titto e Os Calabares no Trinus Bar
O Trinus, bar recém-inaugurado na quadra 203 Norte, no antigo ponto do Carcassonne Pub.
O conceito desse novo espaço explora diferentes lugares, culturas, histórias e sabores do mundo tanto na área de coquetelaria como na gastronomia.
As referências estão por toda parte. Passaportes, placas indicativas, decoração que lembra a cabine de um trem. No cardápio, sugestões de petiscos com receitas de diversos cantos: empanadas recheadas com chouriço apimentado, molho chimichurri e salsa criolla; Köttbullar (almôndegas com molho branco), Arancini, Fish and Chips, Bavarian Fries (cesta de batatas fritas), Kurokke (Tóquio em verde e amarelo), Cookie com Bacon, servido com licor de chocolate branco e calda de chocolate ao leite, e hambúrgueres.
quarta-feira, 25 de abril de 2018
Ray Titto e Os Calabares
Marcadores:
Arte de America Latina,
Letras e músicas de Ray Titto,
Michael Moran,
Música Latina,
Ray Titto e Os Calabares,
Rock Rural,
Victor Lacombe
segunda-feira, 23 de abril de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)